• #IntercomNorte 2010 - Reveja os episódios da série…

  • Histórias Urbanas - Leia mais…

  • Blá, blá, blá - Leia tudo!

  • Por que eu saí de casa? - Leia...

quarta-feira

E tudo acaba em dicas

Há mais ou menos 1 ano eu curtia as festas de fim de ano despreocupada e contente por um 2008 perfeito. Tudo dera certo, a minha mudança de ares se deu de maneira tranquila e blá, blá, blá. Fim de 2009, e de um 2009 que eu gostaria bastante de esquecer, tudo isto por causa do câncer.

Essa doença que preocupa tanto o mundo ainda não é previnida como se deve graças a falta de conscientização (e esse termo caiu como uma luva) da população em geral em relação a mesma. Poderia eu, dizer que isso não acontece como deveria por causa da falta de estrutura na saúde pública brasileira, poderia aqui soltar os cachorros em cima do governo, dizer que não há médicos, enfim, apenas RECLAMAR. Mas se este blog serve a algum internauta mundo afora, eu vos digo: cuide de sua saúde, meu amigo!

Minha madrinha, irmã da minha mãe, faleceu no dia 29 de novembro deste ano. Ela lutava há um ano e meio, aproximadamente, contra um câncer na mama que teve um diagnóstico tardio. E não foi por negligência dela que era uma pessoa "antenada" nos lances da saúde, foi por causa de meia dúzia de resultados de exames que apontavam vários tipos de doenças.
Não falarei, pelo menos desta vez da falta de atenção dos médicos. Como é fim de ano, e todo mundo está com o espírito tomado em fraternidade, falo como ser humano que ama ao seu próximo(que bonito isso!): Se você planeja ficar pra semente, trate de adubar, regar, e limpar bem a sua terra.

- Manter hábitos alimentares saudáveis - e não precisa entrar na paranóia de comer alfafa todo dia, ou cortar o ovo da dieta;
- Praticar exercícios físicos - pare, ouviu, pare com essa mania de achar que o herbalife, o actívia e afins te deixarão com as pernas de Ivete Sangalo sem que você levante um dedo;
- Meditação - incluo aqui, a sua reza, oração, mandinga, trabalho, intenção, mantra, cântico, fé, momento de recolhimento, elevação da alma, enfim, qualquer coisa que te aproxime de Deus, Alá, Buda, Dalai Lama, Krishna, das coisas boas, do bom combate, do nirvana, é super válido.
- e Manter hábitos culturais saudáveis - leitura, teatro, música, arte, circo, parquinho de diversão da esquina, também ajuda.

Depois de todas as coisas que aconteceram aqui nas minhas bandas esse ano, tive a certeza que a busca pelo equilíbrio entre corpo e mente é fundamental para que tenhamos uma vida saudável.
Passar no médico e fazer exames periodicamente, também é uma ótima.

A demora pra postagem é que eu estou fazendo um retiro na minha cidade natal, o que inclui acesso limitado ao computador, e a minha web vida indo pro lixo...

Acho que o próximo post vai ser legal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário